Nota do PSOL - Araçatuba em defesa da história, da luta e do legado de Marielle Franco

Atualizado: Ago 21




“Marielle é do Brasil”


Araçatuba, 20 de agosto de 2021.


O PSOL – Partido Socialismo e Liberdade de Araçatuba, no uso de suas atribuições, manifesta perplexidade diante dos ataques a história, a luta e ao legado de Marielle Franco – defensora dos Direitos Humanos e das minorias, covardemente assinada no dia 14 de março de 2018, após a confecção de um mural em homenagem a nossa eterna vereadora na Escola Estadual Professor Vitor Antônio Trindade realizado com apoio da comunidade escolar.

O PSOL Araçatuba não participou da construção do mural e tomamos ciência da homenagem através das nossas redes sociais, após várias manifestações de apoio da sociedade por conta da ação desenvolvida pela comunidade escolar. Nosso repúdio se faz necessário após diversos ataques vindos de grupos reacionários que insistem em atacar a imagem de Marielle e associam a homenagem há uma suposta politização da escola, defendendo inclusive a censura, através da remoção por meio de uma nova pintura no muro.

Entendemos que Marielle não foi apenas uma vereadora do PSOL, Marielle faz parte da história do Brasil, a luta dela deve servir de inspiração pois as causas que ela defendia ainda estão marcadas em um país extremamente desigual como o Brasil. Marielle defendia a democratização do acesso à educação atuando em cursinho popular pré-universitário, construindo diversos coletivos e movimentos feministas, negros e de favelas, e ao ser tornar mãe de uma menina, integrou-se na luta pelos direitos das mulheres e debater esse tema nas favelas.

Por fim, repudiamos qualquer tentativa de censura manifestada pela tentativa de retirada do mural, entendemos que o ataque ao mural é uma ação de cunho machista, racista e extremamente desconexa da realidade de Araçatuba, pois temos várias ruas da nossa cidade homenageando ditadores, escravocratas, matadores de indígenas e outros diversos opressores que nunca na história de nossa cidade houve qualquer reação a tais homenagens por parte desses grupos. É preciso compreender que Marielle não pertence apenas ao PSOL, Marielle é do Brasil! Que seu legado seja respeitado, defendido e nunca esquecido!


Marielle presente, hoje e sempre!

Partido Socialismo e Liberdade - Araçatuba

30 visualizações0 comentário